terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Café com água

Pois é, o café está mesmo caindo no gosto dos chineses. Pena que é o café que tá caindo no gosto dos chineses e não os chineses que estão caindo no gosto do café. É que muitos deles gostam de café com água, então em muitos lugares o café servido é terrivelmente diluido em água, pode?

Mas já dá pra encontrar café bom, de qualidade, forte e sem ser diluido em água. Tanto aqui em Macau como em várias cidades da China.

Essa semana eu fiz um texto sobre café (abaixo) para a Macauhub e, quando pesquisava os dados e falava com gente do ramo, descobri algumas coisinhas interessantes:

- A Starbucks já tem mais de 560 lojas na China (incluindo Taiwan, Macau e Hong Kong)
- Os chineses consomem em 6 meses quase o mesmo tanto de café que o Brasil consome em 1 (uma) semana.
- Brasil, Colômbia e Vietnã são os maiores produtores de café do mundo
- A China produz, mas pouco. Na província de Yunnan, que é em cima do Vietnã, na ilha de Hainan (sul) e nas províncias de Fujian e Guangdong (tb no sul).
- No geral, os chineses não tomam café de manhã, como nós. Tomam mais no meio da tarde.


(saiu na Macauhub)
Café conquista os chineses e a China se vê obrigada a aumentar importações

O café tem conquistado cada vez mais chineses e há quem diga que tem começado a tomar o espaço do tradicional chá. Para o Brasil, essa tendência significa chance para exportar, defende Guilherme Braga Abreu Pires Filho, diretor do Consellho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

“Como o Brasil é o maior produtor mundial e está presente como importante fornecedor de vários mercados consumidores, o crescimento do consumo na China certamente vai representar oportunidade de exportação”, afirmou Guilherme Braga à Macauhub.

Em média, o consumo chinês de café vai crescer de uma a duas xícaras por dia, de acordo com um estudo do encontro anual Guangzhou International Coffee Culture Show.

Faltam dados oficiais, mas estima-se que nos últimos anos o consumo tenha crescido cerca de 15% ao ano, conforme disse o vice-chairman da Câmara Americana de Comércio da China, James Zimmerman, ao site TeaCoffee Asia.

Como a China não tem grandes terrenos propícios ao cultivo do café, conforme aumenta o consumo (principalmente nos centros urbanos e entre chineses de 25 a 35 anos), a tendência é de crescimento nas importações.

Atualmente, a maior parte da produção chinesa de café vem da província de Yunnan (sudoeste, vizinha do Vietnã, terceiro maior produtor mundial), mas também há plantações nas províncias de Hainan (ilha, no sul), Fujian (sudeste) e Guangdong (sul).

A maneira chinesa de beber café pode ser um pouco peculiar – os chineses geralmente adicionam água ou leite ao café, e bebem durante a tarde, não de manhã -, mas com alguns ajustes, nomes internacionais têm rapidamente ganhado espaço no mercado chinês.

É o caso da rede norte-americana Starbucks, das marcas de café como a Nescafé, da suiça Nestlé, as italianas Illy e Lavazza, a alemã Tchibo, a Jamaica Blue Mountain coffees, a taiwanesa Shangda, a indonésia Yuanshuai Coffees, entre outras.

A Starbucks, que entrou na China em 1999, já tem 562 lojas na “Grande China” (incluindo Taiwan, Hong Kong e Macau). A Nestlé, que utiliza café local, entrou na China em meados da década de 1980 e é líder no mercado chinês de café solúvel.

(Leia a matéria completa no link macauhub:http://www.macauhub.com.mo/brasil/news.php?ID=35)
A foto abaixo é em Hong Kong.

2 comentários:

Anônimo disse...

Filha. Legal,vc fazer materia sobre cafe.... Gostaria de completar q/ seu pai e seu irmao, acharam cafe feito como o nosso, por 70 Yuan(+ou- R$20,00) a xicrinha. Nao me lembro bem, mas acho q/ foi em Hangzhou.
Deus Te A e P . bjos. Cristina

Anônimo disse...

Hahahaha!
Eu acho que foi em Hangzhou sim,,,,que saudade daqueles dias!!
TE AMO!
Deus te A e P!
Olivia